Qual a importância do inglês para profissionais de TI?

Com o mundo cada vez mais globalizado e a consolidação da língua inglesa como idioma “universal”, adquirir um domínio do inglês — mesmo que limitado às atribuições do trabalho — é um pré-requisito para diversos setores do mercado, sobretudo a profissionais de TI.

A importância do inglês para quem trabalha ou almeja construir carreira em Tecnologia da Informação se dá por várias razões, dentre elas o fato de que muitas atividades do ramo envolvem a aplicação do inglês, bem como a compreensão do idioma para manusear determinadas ferramentas.

Entretanto, conforme veremos ao longo deste artigo, existem outros motivos altamente relevantes para o profissional de TI dominar o inglês em termos de fala, escrita e leitura. Confira 4 delas a seguir!

1. Aplicação de termos em inglês na rotina de profissionais de TI

Embora o português tenha adaptado diversos termos oriundos do inglês, como programas (software), navegadores (browsers) e disco rígido (hard disk – HD), sempre haverá momentos em que a aplicação dos termos em inglês será necessária.

Logo, não entender o significado dessas palavras, não ter criado o costume de escrevê-las e nem pronunciá-las pode ser um problema.

Imagine como seria receber do líder uma série de instruções, repletas de termos em inglês, e precisar recorrer a ele — ou aos colegas — para entender, de fato, o que é preciso fazer? Ou até pior: agir na base do achismo.

2. Variedade de materiais e manuais disponibilizados em inglês

A quantidade de materiais sobre TI (livros, artigos, vídeos etc.) disponíveis em inglês é bem maior que em português — por sua vez, tendo a maioria dos materiais traduzidos ou baseados nos conteúdos em inglês.

Portanto, a fluência no idioma é um requisito fundamental para que profissionais de TI se mantenham atualizados e adquiram níveis mais altos de conhecimento, afinal as maiores autoridades em tecnologia no mundo distribuem suas obras em inglês.

Além disso, os próprios manuais e documentações são oficialmente lançados em inglês, ou seja, se o profissional não souber ler os materiais, logicamente ele não terá condições de contribuir eficientemente para a empresa.

3. Ampliação de oportunidades

O setor de TI, devido a fatores como a abrangência de atividades e importância da tecnologia para o mundo corporativo, possui altíssima demanda por profissionais ao redor do globo.

A relevância do inglês fluente para se conseguir um emprego no exterior é incontestável, visto que o idioma é a porta de entrada para profissionais de TI independentemente do país em que se encontra.

No Canadá, por exemplo, até por ser um país que possui dois idiomas oficiais (inglês e francês), muitas empresa exigem do candidato o conhecimento em francês. Entretanto, isso apenas significa que a empresa já presume que o candidato saiba aplicar o inglês profissionalmente — o chamado “inglês técnico”.

4. Realização de exames para certificações

As certificações são extremamente importantes para os profissionais de TI, afinal elas atestam a aptidão do profissional e seu grau de conhecimento no uso de determinadas tecnologias.

Contudo, tanto os materiais de estudo que fabricantes e institutos distribuem quanto os próprios exames em si são disponibilizados em inglês. Sendo assim, não ter domínio do idioma é um empecilho para a realização das provas.

5. Uso do inglês nas funções de trabalho

Em áreas como desenvolvimento de software e administração de redes, as próprias atribuições dos profissionais envolvem a leitura e a escrita do inglês.

Na programação, por exemplo, todas as linguagens aplicadas estão em inglês, portanto, é fundamental o domínio do idioma para compreender os códigos. O mesmo pode-se dizer das linhas de comando usadas no Linux para configurar sistemas e servidores.

Resumindo, a importância do inglês para profissionais de TI se reflete em praticamente tudo que envolve a carreira na área.

Gostou do conteúdo? Não fique de fora das novidades que estamos preparando para você. Curta agora mesmo a nossa Fan Page!

 

Posts relacionados

Um comentário para “Qual a importância do inglês para profissionais de TI?”

Deixe um Comentário