O que é transformação digital e porque você precisa conhecer

A era pré-internet e pré-popularização dos computadores pessoais era marcada por empresas com hábitos engessados e processos que se adaptavam à realidade da época. No entanto, muito desses processos tornaram-se obsoletos ou impraticáveis com o passar do tempo. A evolução dessas empresas veio com um novo conceito: a transformação digital.

Falar dessas mudanças parece óbvio no contexto em que vivemos. A tecnologia transforma e é transformada a todo o momento. Mas, afinal, o que é isso? Neste post, vamos falar sobre o que é transformação digital, seus desafios e os impactos que geram nas empresas. Você vai descobrir que a transformação digital vai além do que parece ser. Confira:

O que é transformação digital?

É a mudança de paradigma das empresas, quando elas passam a ter a tecnologia como papel central do seu funcionamento. Isso implica uma alteração estrutural no cerne das organizações, em que a tecnologia será usada para aumentar o desempenho geral, garantindo resultados melhores em todos os âmbitos.

A mudança aplicada é radical e vai muito além de criar páginas em mídias sociais ou ter uma blog corporativo. A transformação digital contempla a personalização do atendimento, coleta de informações e velocidade de resposta ao consumidor, entre outros benefícios. Ela traz consigo um impacto relevante na sociedade, que será visto a seguir.

Quais os impactos trazidos por ela?

O perfil do consumidor é composto principalmente por pessoas pertencentes às gerações Y e Z, que têm mais afinidade com a tecnologia. Isso indica uma alteração no comportamento dos consumidores, que estão mais apressados e exigentes.

A evolução tecnológica apresenta comodidade à sociedade como um todo. Produtos e serviços automatizados surgem para facilitar a vida do usuário e proporcionar uma experiência agradável. Na vida pública, a transformação propicia serviços de qualidade e progressos sociais.

Somado a esses impactos, ainda há o da informação. A quantidade de dados gerada a cada ano só aumenta e lidar com ela é uma vantagem competitiva para as empresas. No entanto, é necessário estar preparado. Uma empresa que deseja ser transformada digitalmente tem que contratar profissionais capacitados e certificados para lidar com essa transformação.

Quais os desafios da transformação digital?

Mudar a rotina de trabalho de uma empresa que já está sedimentada há anos representa um grande desafio. Não é fácil melhorar algo que já funciona. É preciso sair da zona de conforto.

No entanto, querer nem sempre é poder. Existem problemas comuns à mudança que precisam ser observados, como a falta de iniciativa. Como citamos anteriormente, um problema muito corriqueiro é a ausência de profissionais capacitados, principalmente em TI. Uma vez que a transformação envolve tecnologia, problemas nessa área podem surgir.

A TI também é responsável pelo desenvolvimento de habilidades digitais das empresas. Isso inclui estar atualizado com as ferramentas novas e capacitar todos os funcionários envolvidos na operação dos sistemas — que precisam estar integrados entre si para evitar que sejam geradas inconsistências de informação pela empresa.

Por último, o receio dos responsáveis em comprometer o nome e a imagem da empresa devido à má implementação de uma tecnologia é o grande desafio dessa nova era.

A transformação digital é um conceito que veio para mudar as empresas e a sociedade. Apesar dos benefícios citados neste post, vimos também que há desafios que devem ser superados com empenho e dedicação para que ela aconteça.

E você, o que achou do conteúdo? Acha que a transformação digital já é realidade em nosso mundo? Deixe seu comentário aqui no post!

Posts relacionados

Deixe um Comentário