Cursos online ou presenciais: saiba qual é o melhor para você

Nos últimos anos, houve um crescimento acentuado na oferta de cursos online: graduações, técnicos, profissionalizantes etc. Nos Estados Unidos e em países da Europa, há uma excelente aceitação desse tipo de modalidade de ensino. De fato, é a modalidade predileta nesses lugares, porém, no Brasil, muitas pessoas ainda resistem à ideia do aprendizado a distância, deixando de enxergar os benefícios dela.

Neste post, você conhecerá as vantagens do ensino online e verá um comparativo entre as duas modalidades de ensino. Confira! 

O que devo fazer antes de definir a modalidade de curso?

Antes de escolher a modalidade, é necessário fazer uma autoanálise, definindo o seu perfil. Faça perguntas, como as seguintes:

  • tenho disciplina suficiente para estudar sem estar numa sala de aula?
  • gosto de estudar no meu próprio ritmo?
  • tenho disponibilidade de horário para dedicar parte do meu dia indo até o local sem perder qualidade de vida? 
  • estou disposto a me tornar um aluno e por consequência um profissional mais proativo?

Enfim, faça um questionário, avalie os prós e contras e escolha a melhor opção de acordo com sua realidade e acessibilidade. Lembre-se que um bom aprendizado necessita de foco e dedicação.

Por que os cursos online estão ganhando cada vez mais espaço?

Os cursos online estão se tornando divisores de águas na formação de mão de obra qualificada em regiões em que não há escolas técnicas e faculdades com variedade de cursos. Além disso, os cursos online ao vivo têm a mesma carga horária e conteúdo que os presenciais, mudando apenas o fato do aluno não estar em uma sala de aula.

Confira abaixo os benefícios da modalidade de ensino a distância.

Flexibilidade de horário

Com a correria do dia a dia, as pessoas estão procurando empregos e cursos que ofereçam flexibilidade de horários. Dependendo do tamanho da cidade, a pessoa corre o risco de ficar mais tempo presa no trânsito durante o deslocamento do que em sala de aula. O cansaço e o estresse gerados por esses fatores dificultam o aproveitamento satisfatório dos estudos.

Comodidade

Você não precisará se preocupar em escolher roupas, arrumar mochila e fazer outros rituais habituais necessários ao sair de casa. Ao fazer o curso online, a partir do seu computador ou notebook, você estará sempre pronto para estudar, no conforto do seu lar, sem prejudicar a sua vida familiar e pessoal.

Gastos menores

Independentemente de utilizar o transporte coletivo ou próprio, você sempre terá gastos ao se deslocar até a instituição de ensino. Além disso, há também o custo com alimentação, que tende a ser mais cara quando comemos fora.

Os valores das mensalidades dos cursos presenciais costumam ser mais altos comparados com os dos cursos a distância. As instituições precisarão repassar os custos da estrutura. Além disso, a limitação de espaço obriga uma maior contratação de corpo docente.

Autonomia do aprendizado

Quando você opta pelos cursos presenciais, tem que escolher entre os que são oferecidos pelas instituições próximas a sua residência, limitando as opções. Ao optar pela modalidade online, você quebrará essa limitação, podendo tirar certificações até de instituições internacionais, garantindo a sua autonomia e liberdade de escolha.

Proatividade

No curso online, o aluno é um agente 100% ativo. Ele tem mais autonomia para buscar materiais de referências durante as aulas e nas mais variadas fontes, e é provedor da própria educação, utilizando os materiais e as videoaulas do seu curso como bússola. Enquanto isso, no presencial, ele senta e absorve informações pré-moldadas, o que pode gerar um certo comodismo. A criação de hábitos proativos será muito benéfica ao entrar no mercado de trabalho.

Quando devo escolher um curso presencial?

Os cursos presenciais ainda são muito requisitados, principalmente por pessoas mais conservadoras, que preferem os métodos tradicionais de ensino. São alunos que gostam de ter um professor ou instrutor pronto para responder pessoalmente aos seus questionamentos. Além disso, a aula presencial promove uma interação pessoal maior.

Com o aumento da qualidade da internet e o barateamento das tecnologias, a tendência é um crescimento vertiginoso dos cursos online em relação aos presenciais. Essa nova geração de jovens já está mais adaptada aos novos métodos tradicionais de ensino.

Se você gostou deste post e tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, comente abaixo. Estamos esperando sua opinião!

Posts relacionados

Deixe um Comentário