Conheça as diferentes áreas de aplicação da TIC

A tecnologia está em todos os lugares, hoje em dia. Esse termo, porém, é muito amplo e engloba diferentes áreas de aplicação dentro dos mais diversos ramos do conhecimento. Existe tecnologia na agricultura, na informática, na medicina, no trânsito, e assim por diante.

Um dos segmentos mais frequentemente associados com inovação é o da tecnologia da informação e da comunicação (TIC). E há diversas áreas de aplicação da TIC. Tratamos, a seguir, de algumas delas. Venha conhecê-las!

Computação em nuvem

É uma das tecnologias mais poderosas do momento. A computação em nuvem fornece serviços — servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software e muito mais — pela internet. Como fica alocada virtualmente, é chamada de nuvem.

Os fornecedores desse tipo de serviço são conhecidos como provedores e, em geral, cobram pelo uso (como as cobranças de água e luz, por exemplo). Uma das grandes vantagens é o fato de esses serviços estarem disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a internet.

Trata-se de um modelo mais viável que os equipamentos físicos, pois não requer a instalação de aplicativos. Um dos exemplos mais populares de uso da computação em nuvem é o sistema de e-mails Gmail.

Infraestrutura de rede

Uma rede é um conjunto de computadores e periféricos conectados por um meio de transmissão (cabo ou ar). A infraestrutura de rede são cabos que interligam tudo. As redes permitem fazer tarefas de forma ágil e/ou a distância, bem como compartilhar dados, interagir e colaborar.

Sem elas, cada usuário teria de ter os seus próprios periféricos. A infraestrutura de rede se preocupa, ainda, com a compatibilidade entre diferentes dispositivos, pois o seu objetivo é facilitar o trabalho, tornando-o mais econômico, rápido e controlado.

Wireless local area network (WLan)

A WLan é uma rede local sem fio, ou seja, usa ondas de rádio (em vez dos tradicionais cabos) para transmitir dados e se conectar à internet. Uma das tecnologias mais usadas em WLan é o Wireless Fidelity (Wi-Fi), que liga computadores e outros dispositivos (móveis e fixos) a um ponto de acesso.

É útil, tanto no ambiente corporativo quanto no doméstico. A sua segurança é feita por meio de autenticação (o que evita acessos não autorizados) e usa criptografia para proteger as informações transmitidas pela rede.

Banco de dados

Conjunto de arquivos organizados de forma a facilitar buscas e pesquisas. Eles são essenciais para o bom andamento das operações de qualquer organização, pois mantêm organizados os registros de empregados, a folha de pagamentos, a gestão de projetos e outros.

Além disso, eles ajudam a empresa a conhecer o seu público, manter contato e construir um bom relacionamento com ele, informá-lo sobre novidades, enviar ofertas e informações a interessados e criar estratégias de crescimento, entre outros. Sem um banco de dados, todas essas tarefas teriam de ser feitas manualmente.

Comunicação unificada

A comunicação unificada integra as tecnologias com as quais interagimos diariamente (telefones, celulares, videoconferência e audioconferência, e-mail e outros) e simplifica a sua gestão para que atendam às nossas necessidades.

A integração de voz, vídeo e dados permite que a comunicação e a colaboração ocorram em tempo real.

Assim, é possível responder a um e-mail usando a voz ou atender ao telefone fixo do escritório quando estiver no aeroporto. Independentemente de onde esteja, o usuário tem acesso sempre às mesmas ferramentas.

Data center

É o local que concentra os equipamentos que a empresa usa para processar e armazenar dados (servidores, bancos de dados, armazenamento e ativos de rede). É ele que garante a continuidade da operação e, em geral, fica bastante protegido de acesso indevido — e, em alguns casos, até contra incêndio e inundações.

Segurança

São as técnicas usadas para manter a informação digital protegida contra ataques, roubos e violações. Ela é, hoje, uma das maiores preocupações no mundo digital, já que é responsável por cuidar de toda a estrutura de tecnologia da empresa (data centers, bancos de dados, servidores, dispositivos em geral e afins).

E então, gostou deste conteúdo sobre as áreas de aplicação da TIC? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades da área.

Posts relacionados

Deixe um Comentário