Certificações Cisco CCNA: conheça as vantagens de obter

A Cisco é uma das principais empresas do mundo no quesito tecnologia. Sua principal atividade é voltada para soluções de redes e comunicações. Isso inclui a fabricação de periféricos e venda de tecnologia envolvendo redes.

A empresa se destacou no mercado oferecendo principalmente roteadores e switches; depois, foi se diversificando para atender outras demandas do setor de comunicações, como protocolos de transmissão de voz, entre outros.

Hoje, a Cisco domina uma ampla gama de tecnologias e assuntos envolvendo redes. Para que os profissionais sejam capacitados em lidar com seus equipamentos, foram criadas as Certificações Cisco, visando a aumentar a qualidade dos serviços.

As Certificações Cisco CCNA são o carro-chefe da empresa e são assunto deste post. Vamos falar sobre essa certificação e sobre as vantagens de obtê-la. Quer saber mais sobre isso? Então continue conosco!

Certificações Cisco CCNA

CCNA é o acrônimo para Cisco Certified Network Associate. Ela é a certificação mais básica da Cisco e, por isso, também a mais importante. A certificação CCNA dá ao seu portador as competências básicas em vários assuntos de redes, por exemplo, manutenção, instalação e suporte.

O aprendizado adquirido durante a certificação capacita o usuário a ter uma visão ampla da área, possibilitando que novas portas se abram no mundo dos negócios. Apesar de ser uma certificação básica da área, ela é, ao mesmo tempo, complexa, pois abrange assuntos diversos da área sem aprofundar muito neles.

Esse conhecimento diversificado prepara o usuário para atuar nos mais diferentes setores que envolvem tecnologias Cisco. Sem contar que a certificação CCNA é a porta de entrada para outras certificações da Cisco, como a CCNP e CCIE, por exemplo.

6 vantagens de obter essa certificação

A seguir, vamos listar as 6 principais vantagens de obter uma certificação CCNA para os profissionais da área de redes e comunicações.

1. Alto índice de empregabilidade

As tecnologias da Cisco são utilizadas pela maioria das empresas ao redor do mundo. Qualquer empresa de médio porte ou maior possui um setor de TI responsável pela infraestrutura de trabalho. Servidores para backups, roteadores, configurações de acesso são trabalhos de responsabilidade do suporte de TI. A certificação CCNA te dá os parâmetros necessários para lidar com as situações do dia a dia desse setor.

2. Rápida inserção no mercado de trabalho

Ter um certificado é uma garantia do seu conhecimento na área. Em entrevistas de emprego, muitas vezes, os avaliadores têm que tomar decisões sem conhecer muito dos candidatos. A certificação faz esse papel muito bem. Ela atesta que o candidato conhece do assunto que ele está se propondo a trabalhar e que foi aprovado em um órgão competente e regulador da área.

Sem contar também que as certificações Cisco são de reconhecimento internacional. A sua validade é incontestável em qualquer ambiente de trabalho do mundo. Com certeza um candidato que apresentar uma certificação CCNA para concorrer a uma vaga de emprego da área sairá na frente dos demais.

A tendência é que o mercado busque cada vez mais profissionais qualificados. Ou seja, em breve, mais que um diferencial, as certificações serão uma obrigação. E pensando nisso a certificação CCNA é necessária e indispensável.

3. Salários iniciais atraentes

Os profissionais que lidam com tecnologia Cisco são bem remunerados devido ao seu conhecimento específico e eficiente sobre os produtos da empresa. Isso faz com que o nicho em que trabalham seja mais valorizado que os demais, sendo possível que os profissionais certificados já começem a trabalhar com um salário bem atraente.

Para os que já estão empregados, as certificações Cisco em CCNA trazem outra vantagem importante, que é o aumento salarial. Segundo a Forbes, os profissionais capacitados em tecnologias da Cisco conseguem aumentar seu salário em até 30% depois de tirarem certificações. Alguns relatam melhorias salariais que ultrapassam o dobro do salário inicial.

4. Maior networking

A rápida inserção no mercado de trabalho coloca as pessoas certificadas em tecnologias Cisco rapidamente em contato com outros profissionais também da área. Isso faz com que o networking com outras pessoas igualmente ou mais bem capacitadas aconteça, proporcionando uma troca de conhecimentos e um aumento rápido do know-how dos profissionais.

O maior networking dos profissionais permite estar em constante atualização sobre as tecnologias da Cisco, fazendo com que os profissionais permaneçam competitivos dentro do mercado de trabalho.

Isso também aumenta as chances de sucesso, de conseguir empregos melhores, de adquirir novos conhecimentos ou criar uma rede de ajuda mútua e estudos de aperfeiçoamento das tecnologias Cisco.

5. Possibilidade de trabalhar no exterior

Para aqueles que desejam morar e trabalhar no exterior, as certificações Cisco devem ser consideradas. Isso porque ela é uma empresa de renome mundial, utilizada nos quatro cantos do globo pelas mais diferentes companhias.

Como as tecnologias são as mesmas para todos, o conhecimento delas permite que o usuário certificado esteja habilitado para trabalhar onde ele quiser, desde que queira e se esforce para isso. Um estudo feito pela Salary Survey reportou que 61% dos profissionais tiveram novas oportunidades de trabalho, inclusive no exterior, ao obter certificações oficiais de empresas renomadas como a Cisco.

E a porta de entrada para o trabalho no exterior em questão de certificações Cisco é, sem sombra de dúvidas, a CCNA. Isso por que ela é a certificação base das demais. Tudo começa com a certificação CCNA.

6. Maior ascensão no mercado de trabalho

O profissional com uma certificação CCNA estará pronto para entrar no mercado de trabalho, isso é fato. Isso abre um leque de possibilidades para ele. Esse profissional pode trabalhar em uma multinacional, no exterior ou como consultor de infraestrutura de startups e pequenas empresas. Aqueles que ousarem mais podem abrir a sua empresa e se tornarem empreendedores de sucesso.

Para os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, a certificação CCNA é o primeiro passo para as especializações em tecnologias Cisco. Os profissionais podem se especializar em outras áreas que envolvem essas tecnologias, como CCNP, CCAR e CCIE, por exemplo. O profissional especializado em Cisco tem grandes chances de ser promovido a gerente ou líder de infraestrutura de uma empresa e ocupar cargos melhores.

Não há dúvida de que as certificações Cisco são muito valorizadas no mercado de trabalho e que trazem muito prestígio para as pessoas que as possuem. Para os profissionais que almejam prosperar na carreira de infraestrutura, obter a CCNA é um passo obrigatório. Para isso, é só procurar um centro de treinamento especializado e estudar bastante para obter o tão sonhado certificado.

Gostou do nosso conteúdo sobre certificações Cisco CCNA? Então, entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um Comentário